Tuesday, October 6, 2009

WTC

Cresci ouvindo as aventuras da minha avó no Oriente Médio no início da década de 70. Ela morou em Abu Dhabi por apenas alguns meses com a minha tia pois acreditou numa promessa de um "super" negócio que mudaria a vida delas. O negócio não deu certo mas as histórias ficaram. São "causos" engraçados, tristes, curiosidades da cultura e o melhor de tudo: a pequena ilhota de Bahrain era figurinha carimbada.

Naquela época este país era o mais desenvolvido do Golfo e por isso era considerado sua pérola mas com o passar dos anos os dois Emirados mais importantes prosperaram e Bahrain parou no tempo. Hoje, quem vai para Dubai se depara com arranha-céus incríveis enquanto nós aqui ainda não temos no nosso skyline mais do que meia dúzia deles. Digo ainda pois muitos estão sendo construídos.

Definitivamente o mais impactante prédio da ilha é o Bahrain WTC que com suas duas torres gêmeas de 240 metros de altura é o primeiro arranha-céu do mundo com turbinas de vento integradas ao seu design. Cada uma destas turbinas mede 29 metros de diâmetro e tem a capacidade de gerar 225kW de energia convertidas para consumo próprio.

Me lembro que fiquei boquiaberta quando vi o Bahrain WTC pela primeira vez...

Vista das torres gêmeas ligadas por 3 pontes cada qual com a sua turbina de vento.

Mais uma vista.

Detalhe das turbinas de vento vistas por baixo.

Skyline da área do WTC ao pôr-do-sol.

Iluminação noturna.

3 comments:

Cezar Capacle said...

Olá, Andrea. Andei lendo seu blog esses últimos dias, especialmente porque minha esposa acabou de chegar no Bahrain. Ela foi a trabalho e eu pretendo ir atrás. Pelos relatos dela (e os seus no blog) realmente é um outro mundo... Você está em Manama? Se puder trocar uma experiência, deixe um recado no blog dela... Ela ainda não tem acesso frequente à Internet, mas eu aviso. Obrigado e boa sorte! http://sambanobahrain.blogspot.com/

Andrea de Carvalho said...

Oi, Cezar. Diga à sua esposa que não me importo em dar uns toques, que se ela quiser alguma diga é só deixar um recadinho aqui no meu blog que eu recebo automaticamente.
Abraço,
Andrea

Unknown said...

Dé, que show! Vi um Discovery sobre a construção deste edifício! Impressionante!!!! Que legal poder ve-lo ao vivo!!!
Beijocas!